
Data : 12 / nov / 2022
Hora : 21:00
Endereço : RUA DUVIVIER, 37, COPACABANA
Tel : 21 97077-9585 & 21 2543-2962
50,00 (DINHEIRO)
NEGRO MENDES
21:00 (SÁB) | Bottle's Bar
O grupo NEGRO MENDES toma como base os principais gêneros da música afro peruana, estilo este cadenciado e contagiante; com arranjos ora regionalistas ora influenciados por tendências modernas dotando as interpretações de novos brilhos e revelando potência e originalidade nas composições autorais.
+
Quinteto com 20 anos de estrada, é formado por peruanos, brasileiros e uruguaios.
Assim como em Cuba e no Brasil, na época colonial chegaram ao Peru, na condição de escravos, africanos provenientes de diferentes etnias. Afastados de suas raízes, eles foram proibidos de manifestá-las nas novas terras. A proibição do “toque dos tambores”, contraditoriamente, fez surgir no Peru estilos musicais peculiares, os quais evoluíram musicalmente no encontro com a cultura Andina e Espanhola, formando a base daquilo que é chamada de “Música afro peruana” ou “Ritmos Negros do Peru”. Ao serem proibidos de tocar seus instrumentos, eles inventaram substitutos. Foi assim, batucando em caixas que surgiu o hoje muito conhecido “cajón”; das caixinhas para recolher o dinheiro na igreja criaram a “cajita” e das ossadas dos jumentos mortos criaram a “quijada”. Instrumentos que hoje imprimem uma sonoridade singular à música afro peruana e que serão apresentados no show.
A música afro peruana é diferente da sua irmã caribenha ou brasileira, no entanto, o seu batuque e melodia é igualmente contagiante.
Neste show musical apresentaremos alguns temas de domínio público que integram o folclore afro peruano e composições próprias do grupo.
É uma apresentação cheia de energia, em que é difícil ficar parado.
Integrantes:
Ricardo Bartra – Direção musical, arranjos, voz e violão
Natalia Sarante – voz e percussão
José María Castañeda – voz e percussão
Marcelo Bruno – Baixo e coros
Edison Mego – percussão
Pode-nos encontrar nas distribuidoras digitais e nas redes sociais:
SPOTIFY:
INSTAGRAM:
FACEBOOK:
YOUTUBE:
CRÉDITOS DAS FOTOS: Renato Mangolin