Eventos

Venha nos visitar
Data : 29 / mar / 2024
Hora : 21:00
Endereço : RUA DUVIVIER, 37, COPACABANA
Tel : 21 97077-9585 & 21 2543-2962
60,00 (DINHEIRO)

FRANCESCA LO CICERO

21:00 (SEX) | Bottle's Bar

Release Francesca Lo Cicero

A cantora romana Francesca Lo Cicero teve seu primeiro contato com a música dentro de casa. Seu pai Renato, músico amador, propiciou o seu despertar desde pequena para o mundo dos sons. Na adolescência começou e estudar violão e seu primeiro contato com a música brasileira deu-se através dos estudos para violão de Villa Lobos. Pouco tempo depois começou a cantar em corais e sua paixão pela música e curiosidade a impulsionaram a buscar novas sonoridades. Foi então que aconteceu seu primeiro contato com a Bossa Nova através do clássico album de Ornella Vanoni “La voglia e la pazzia”com Vinícius de Moraes e Toquinho. Encantada com o Swing e a batida da Bossa Nova, seguiu pesquisando e conhecendo outros artistas através de suas gravações. Sua profissionalização começou ainda em Roma, onde fundou o trio “Miando Samba”, para apresentar o Brasil à cena cultural local, tocando violão e cantando em português. Foi membro ativo e participou da fundação do primeiro bloco de batucada de Roma, a “Caracca” que segue em atividade até hoje. Mas foi após o show do artista brasileiro Toco em Roma que deu-se seu contato mais íntimo com a música brasileira. Toco a convidou para conhecer o ícone da Bossa Nova Roberto Menescal que havia participado do show. Naquele momento nascia uma conexão que anos depois traria Francesca ao Rio com passagem só de ida. Menescal a presenteou com seu songbook e foi através daquelas partituras que Francesca aprimorou a levada da Bossa Nova e seu repertório. A paixão pela música brasileira só crescia, assim como sua vontade de conhecer o Rio de Janeiro e a Ipanema de Tom Jobim. Após a conclusão da faculdade de filosofia, foi selecionada para o doutorado que finalmente a trouxe até aqui através de sua pesquisa acadêmica. Segue pesquisando a música brasileira em suas manifestações artísticas e histórias, assim como seus grandes ícones e representantes desse rico movimento cultural que ganhou o mundo.
Esse trabalho de pesquisa a fez descobrir o quanto é forte a conexão Brasil e Itália através das inúmeras canções que foram letradas também em italiano em parcerias históricas como a citada no disco da Ornella Vanoni, assim como outros grandes artistas que também tiveram suas músicas cantadas em italiano como Chico Buarque, Roberto Carlos e Tom Jobim. Seu encanto pela cultura brasileira é tanto que ao chegar no Rio também estudou percussão tendo realizado três desfiles na bateria da Caprichosos de Pilares. No Rio, retomou seu contato com Roberto Menescal que então a apresentou a sua amiga e cantora Cris Delanno com a qual fez aulas de canto para se especializar na estética musical da Bossa Nova e da MPB.

Sendo uma artista que reúne em sua trajetória a conexão cultural, desenvolveu um projeto de Bossas cantadas em italiano, o “Bossa é massa”. Projeto este que foi a trilha sonora de quatro edições consecutivas de importantes eventos no Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro como demonstração da integração cultural ítalo brasileira. Francesca vive no Rio há 14 anos e desde o primeiro dia se reconhece Chica em sua trajetória, mas principalmente em seu coração.