ELIANE SALEK
“Uma das mulheres que fazem a grandeza do jazz”, diz José Domingos Raffaelli sobre Eliane Salek está ao lado de Toshiko Akiyoshi e Tânia Maria. José Domingos também considerou o seu segundo álbum um dos três melhores de MPB do ano. Já François Loup (Maryland University) a considera “a Ella Fitzgerald brasileira”.
Após o grande sucesso obtido em Concertos na Casa da Música do Porto e no Cascais Jazz Club,a cantora, pianista, flautista, compositora e produtora fonográfica Eliane Salek deslancha seu projeto de lançamentos, com 5 novos “singles”, videoclipes e EP, dando continuidade também aos seus autorais, lançados no Rio de Janeiro e Portugal em 2019.
Apresentou-se em Porto( Casa da Música), em Cascais ( Cascais Jazz Club) com excelentes músicos,público que cantava junto e com casas lotadas. No Rio fez os lançamentos no Centro de Referência da Música Artur da Távola e Sala Baden Powell com o Eliane Salek Trio com Eliane (piano / voz / arranjos), Rômulo Gomes (baixo / vocal) e Fabiano Salek (bateria / vocal ).
Fechando a temporada em Portugal fez participação especial no show da fadista Cristina Madeira, na conceituada casa de fados Guitarras de Lisboa. Este ano participou como flautista, da gravação da parceria entre Cristina e Roberto Menescal, recém-lançada.
Biografia de Eliane Salek
Um caso de paixão pela música foi o motor que levou a menina, que aos 6 anos já tocava piano, a desenvolver pródiga e abrangente carreira.Seus 4 CDs solo, foram muito bem recebidos pelo público e crítica especializada.
Atuou por 19 anos como cantora no teatro lírico (Theatro Municipal do RJ), atuando no Coro e como solista;cantora popular e de jazz,com atuação nacional e internacional.Como pianista e flautista, atuou em concertos e gravações ao lado dos maiores artistas da MPB como Toquinho, Sivuca, Paulinho da Viola, Elizeth Cardoso, Alaíde Costa, Zeca Pagodinho, Orquestras Sinfônicas, de jazz e MPB.Como arranjador produziu para a TV GLOBO, seus CDs e Discos infantis.
Em 2006 levou sua música a Paris, Berlim,Hilden (Festival de Jazz ), Roma, Lyon (Péristyle de l’Opéra de Lyon, Radio Fréquence Jazz (Robert Lapassade), TV France 3 e Salle Debussy.Em 2019 apresentou-se com grande sucesso na Casa da Música do Porto e Cascais Jazz Club. Graduou-se em flauta transversal e no curso técnico de piano pela UFRJ e é Mestre em Música pela UNIRIO, desenvolvendo dissertação sobre a interpretação e improvisação na música brasileira. Apresentou-se várias vezes no J Club, Casa Julieta de Serpa, no Consulado de Portugal, Centro de Referência da Música Brasileira, Centro Cultural da Justiça Federal, Hotel Novo Mundo,Sala Baden Powell, Teatro Café Pequeno,Teatro Municipal de Niterói e casas de Show com grande sucesso.